Uma decisão da juíza Simone Chalela de Canela condenou um padre por assédio sexual contra uma adolescente de 16 anos.
A denúncia foi feita pelo Ministério Público, e o crime ocorreu entre os meses de junho de 2021 e fevereiro de 2022, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a Catedral de Pedra, Igreja administrada pela Diocese de Novo Hamburgo
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados e o caso corre em segredo de Justiça. Segundo informações, o pároco da Igreja Católica de Canela foi acusado pela jovem que era secretária da Igreja na época.
A condenação foi de pena de um ano, três meses e 29 dias de detenção, substituída pelo pagamento de cinco salários mínimos.
Em depoimento, a vítima que hoje está com 19 anos, contou que aceitou convite do padre para trabalhar na Paróquia pois queria juntar dinheiro para seus estudos. O assédio teria iniciado com brincadeiras após um mês do início dela no trabalho paroquial. Os assédios chegaram a toques, convites para sair, elogios e propostas de “viegens e luxo”.
Em seu depoimento o padre admitiu a aproximação e beijos mas negou assédio mesmo confirmando que sabia a idade da garota.
A Diocese de Novo Hamburgo afirmou em comunicado que “ainda não tem como se pronunciar a respeito do assunto pois o processo está em segredo de Justiça. Neste sentido, a Diocese vai esperar os advogados darem o seu parecer a respeito da sentença”.
A Diocese não divulgou o nome do padre, nem suas funções atuais e ou cargos.