Finalmente a espera acabou, as melhorias no Aeroporto de Canela vão começar e a cidade poderá ver se tornar realidade o sonho de ter um Aeroporto Regional. São décadas de luta por este avanço que pode mudar Canela e Gramado de patamar quando o tema é Economia e Turismo.
A informação foi confirmada com exclusividade ao Acontece Gramado e para este colunista pelo Superintendente de Engenharia da Infraero, Adélcio Guimarães.
As obras devem iniciar na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro. Esta notícia será dada presencialmente e oficialmente pelo Presidente da Infraero, Rogério Barzellay, durante sua visita a Canela na segunda.
Antes disso, equipe de engenheiros da Infraero já estará em Canela na próxima quinta-feira, dia 5 de setembro, para dar início ao andamento das ações necessárias e pontapé inicial das obras.
Outra informação importante é que a outorga oficial, em que é passada a gestão do Aeroporto de Canela oficialmente para Infraero, foi publicada nesta terça-feira, dia 3 de setembro, no Diário Oficial da União.
“Agora, teremos um período de transição. Os projetos, planejamento e prazos serão oficialmente anunciados na próxima segunda-feira, dia 9, em Canela com a presença na cidade do presidente da Infraero Rogério Barzellay e do Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo Milton Zuanazzi que também integra o Ministério de Reconstrução do Rio Grande do Sul”, destacou Adélcio.
O presidente da Infraero deverá ouvir a comunidade e propor o fechamento do Aeroporto por um período de 40 a 60 dias para acelerar o ritmo das obras que inicialmente devem ser do alargamento da pista.
A ideia do Presidente da Infraero é ouvir a população, empresários e gestores e chegar a um acordo para acelerar as obras, com apoio irrestrito de todos pelo bem da reformulação do Aeroporto de Canela.
Outra prioridade a ser colocada aos gestores canelenses e comunidade será a proposta de aumentar o comprimento da pista dos atuais 1.200 metros para cerca de 1.600 metros. Esta ampliação seria fundamental para mudar o status do aeroporto canelense.
“Como o Aeroporto de Canela possui uma altitude de cerca de mil metros, será preciso um aumento do comprimento para que a pista se torne mais atrativa para o pouso e decolagem de aeronaves comerciais. Isso é necessário pois, quanto maior a altitude o aeroporto, maior precisa ser o comprimento da pista pela questão do ar rarefeito“, destaca ao Acontece Gramado o engrenheiro da Infraero.
Para esta ampliação da pista, talvez seja necessário a desapropriação de alguma área de terra nas próximidades do Aeroporto. Para isso, a Infraero precisará contar com o apoio municipal.
Adélcio ainda fez um agradecimento ao atual Secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Germano Junges que, de maneira voluntária, auxiliou as equipes da Infraero com informações e dados necessários para que chegassem com a outorga e o planejamento mais adiantado, sem perder tempo estudando o local.
Como os estudos estavam todos praticamente prontos, a Infraero recebe a outorga e pode iniciar as obras imediatamente. Germano já levantava a bandeira, e trabalhou fortemente em Brasília pelo Aeroporto Regional de Canela desde que foi Secretário de Governança, Planejamento e Gestão em Canela entre 2017 e 2020.
Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/