O projeto bilionário do trem que ligará o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ao coração da Serra Gaúcha, em Gramado, venceu nesta segunda-feira (10) sua primeira etapa burocrática crucial.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) assinou o termo de referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Esta aprovação era o passo inicial indispensável no processo de licenciamento.
O investimento, estimado em R$ 4,5 bilhões, é visto como um divisor de águas para a economia e o turismo da região. O projeto será executado com recursos 100% privados, liderados pelo consórcio SulTrens, que assinou o contrato com o governo do Estado em agosto.
O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, comemorou o avanço:
“Estamos dando mais um passo na concretização desse importante projeto para o desenvolvimento do Estado (…). A implementação desse projeto significa melhorar a nossa mobilidade”, afirmou.
Com a aprovação do termo de referência, que tem validade de dois anos, a empresa pode agora elaborar os estudos detalhados que dirão se o projeto atende às condições ambientais.

O Cronograma Previsto
Embora o avanço seja significativo, o caminho até a operação é de longo prazo. Se todas as etapas forem cumpridas dentro das expectativas, o cronograma estimado é:
- Definição do Traçado: Até junho de 2026.
- Emissão da Licença Prévia: Abril de 2028.
- Emissão da Licença de Instalação (Autoriza obras): Maio de 2029.
- Duração das Obras: 2 anos e 9 meses.
- Início da Operação (Após testes): Previsto para o segundo semestre de 2032.
Detalhes do Projeto e Impacto Econômico
O objetivo principal do sistema é otimizar o fluxo turístico para Gramado e Canela, captando um mínimo de 10% dos turistas que sobem a Serra.
A viagem de Porto Alegre a Gramado deve durar pouco mais de uma hora, uma redução drástica comparada ao tempo atual, especialmente considerando os congestionamentos rodoviários.
- Capacidade: Cada viagem poderá transportar até 250 passageiros.
- Operação: A ideia é que o transporte de passageiros ocorra das 8h à 1h. Durante a madrugada, a linha poderá ser utilizada para o transporte de cargas, gerando uma nova frente de receita.
- Traçado: O caminho mais curto foi escolhido, saindo da região do aeroporto e passando por áreas rurais de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé, Nova Hartz e Santa Maria do Herval, até chegar a Gramado.
- Desafios: O maior desafio de engenharia será vencer os 800 metros de desnível da Serra, o que exigirá uma inclinação em um trecho de 12 quilômetros.
- Desapropriações: Cerca de 10% do investimento total (R$ 450 milhões) devem ser destinados às desapropriações necessárias para o traçado.
Inicialmente, não há previsão de paradas intermediárias, mas o consórcio não descarta a criação de uma estação futura se os estudos apontarem viabilidade econômica e demanda regional.





















“Rumo ao progresso!
Que encanto será essa viagem pelas áreas ruais dessa região!
Com certeza todos o requisitos serão alcançados! E a engenharia com certeza dará um show”