Banner-1600x300
mundoporto-01
Anúncios IPTU_Gramado acontece 1200x120

Natal Luz de volta às ruas tem prós e contras muito fortes

Temos acompanhado recentemente manifestações, principalmente de moradores de Gramado, e políticos de oposição, pedindo com veemência a volta do Natal Luz, principalmente do Grande Desfile de Natal, para as ruas da cidade como forma de popularizar e democratizar o evento novamente. O Natal Luz de Gramado chega em 2024 à sua 39ª edição e ocorre de 24 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025.

Sem fazer juízo de valores é importante levar alguns fatores em consideração.

A primeira imagem que me vem à memória é de caos. Sim, caos no centro da cidade com milhares de turistas e moradores se aglomerando, e trancando vias, impedindo o fluxo de veículos, ônibus de excursão, filas intermináveis parando o trânsito nas faixas de segurança nos arredores dos eventos natalinos, ruas trancadas, lixo nas vias e muita, muita confusão.

Sem contar os quilômetros de engarrafamentos em todos os acessos de Gramado a cada dia de Grande Desfile de Natal na Avenida das Hortênsias.

Se este cenário se repetia antes da mudança do local do Desfile, imagina nos dias atuais com a volta de tal tormento para o cotidiano da área central da cidade por pelo menos três meses a fio.

Gramado não tem condições adequadas de mobilidade urbana para realização de grandes eventos nas ruas centrais principalmente em alta temporada. Na minha avaliação, este é o principal fator a ser levado em conta quando se fala da volta dos desfiles e espetáculos ao Centro.

Uma coisa é fazer paradinhas rápidas de Natal e de Páscoa na Borges de Medeiros. Outra é trazer o maior evento natalino para a principal veia de acesso da cidade.

natal luz ruas - Acontece Gramado
Grande Desfile de Natal na Avenida das Hortênsias em 2013 (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)

Para não dizer que a volta seria só com pontos desfavoráveis, claro que o retorno traria maior visibilidade ao evento, despertaria a memória afetiva de quando os eventos em Gramado eram todos de rua e mais democráticos, com pessoas sem ingresso conseguindo acompanhar algumas partes dos espetáculos. Fora o impacto visual: as imagens, vídeos e registros do Grande Desfile com os arcos da Avenida das Hortênsias ao fundo eram muito mais impactantes.

Mas penso que a popularização e a democratização dos espetáculos do Natal Luz não passa necessariamente pela volta deles às ruas. Pode-se fazer isso com a criação de tickets com valores especiais para moradores ou até mesmo com a abertura de algum setor dos espetáculos com gratuidade para moradores durante todo o evento e não apenas nos eventos teste. A melhor forma de fazer precisaria ser estruturada.

Consultei a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, na manhã de hoje (10 de junho) sobre este tema. Segundo a presidente da autarquia, a Gramadotur está realizando estudos sobre o tema, mas ainda não tem nenhuma definição a respeito.

image 1 16 - Acontece Gramado

Jornalista – Editor e fundador dos canais Acontece Gramado
flavio@snow-albatross-314574.hostingersite.com.br
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ana
Ana
1 ano atrás

Sabemos das dificuldades envolvendo um evento tão majestoso.
Mas acredito que a organização saberá de forma inteligente, atender nós saudosistas , afinal de contas a vida presente é única e ter a possibilidade de presenciar momentos brilhantes é extraordinário.

Martha
Martha
1 ano atrás

A mobilidade urbana de gramado é péssima, piorou mais ainda com o passar do tempo, povvo sem memória que nao lembra da ambulancia fazendo acrobacia pra chegar no hospital, furtos, empurra empurra, arquibancadas que nao se pode ver nada….

Paulo Gazzaba
Paulo Gazzaba
1 ano atrás

A mobilidade urbana de Gramado é péssima, horrível e querem piorar trazendo os eventos para o centro. Menos de 20% dos turistas frequentam os eventos, a maioria absoluta prefere simplesmente caminhar pelas ruas. As praças ficam tomadas por quiosques que vendem de tudo e, se o turista quiser sentar para descansar, precisa retornar ao hotel, a seu carro ou gastar em algum estabelecimento. Isso é privilegiar os comerciantes em detrimento do turista e moradores.

Luiz Carlos da Silva
Luiz Carlos da Silva
1 ano atrás

Acredito que realmente seja o sonho de muitas Pessoas a realização desse Evento na Avenida Borges de Medeiros no Centro de Gramado, mas mesmo sendo um Agente de Turismo do ES, percebemos que seria TOTALMENTE INVIÁVEL, pois até mesmo o ACENDER DAS LUZES que dura alguns minutos já causa um ENORME impacto na circulação de Pessoas e Veículos no local e entornos. ‍♂️

TALVEZ SE INTERESSE

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso.